Arando Vermelho

O Arando Vermelho é rico em fito-nutrientes, especialmente antioxidantes proantocianidinas, que são essenciais para manter a saúde em dia. As bagas contêm numerosas substâncias químicas que oferecem proteção contra cáries dentárias, infecção do trato urinário e doenças inflamatórias.

Esta planta é um arbusto pertencente à família de Ericaceae, no gênero: Vaccinium e subgênero: Oxycoccos. Nome científico: Vaccinium macrocarpon. São proveninetes dos Estados Unidos da América (Cranberries) ou do Chile.

Em seu habitat natural, a planta cresce vigorosamente em pântanos de areia ácidas podendo medir entre 10 a 20 cm de altura. Possue caules lenhosos rolamento, folhas verdes pequenas.  A temporada de colheita acontece entre outubro até dezembro. O fruto é pequeno, redondo, baga cor vermelha. Cada baga apresenta quatro pequenas sementes situadas no centro. A baga tem um sabor ácido e apresenta um pH entre 2,3 a 2,5.

O delicioso fruto tem uma quantidade significante de fitoquímicos flavonóides fenólicos chamado pró-antocianidinas. Estudos científicos demonstraram que o consumo da fruta oferece benefícios contra o câncer, envelhecimento e doenças neurológicas, inflamação, diabetes e infecções bacterianas.

Os compostos antioxidantes do arando vermelho como a proantocianidinas oligoméricas, cianidina, peonidina e quercetina podem prevenir doenças cardiovasculares impedindo a formação de placas de colesterol no coração e nos vasos sanguíneos. Além disso, esses compostos ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL no corpo humano e aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue.

Os estudos mostram que o consumo de suco arando vermelho oferece proteção contra infecções bacterianas tais como E. coli no sistema urinário.

O consumo de arandos transforma urina ácida. Isto, juntamente com a propriedade de inibição da aderência bacteriana, ajuda a evitar a formação de alcalinos (fosfato de amônio de cálcio) pedras no trato urinário.  Além disso, as bagas previnem a formação de placa sobre o esmalte dos dentes, por interferir com a capacidade de outra bactéria. E, assim, ajuda a evitar o desenvolvimento de caries.  As bagas são uma boa fonte de vitaminas como a vitamina C, vitamina A, beta-caroteno, lutea, Zea-xantina e ácido fólico e sais minerais como potássio, e manganês.

Arando Vermelho contém ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em algumas frutas e legumes (espinafre, couve, etc), o que pode cristalizar-se em pedras de oxalato no trato urinário em alguns indivíduos. Pela mesma razão, as pessoas com histórico de cálculos do trato urinário não devem comer muitas dessas frutas e, especialmente vegetais pertencentes à família Brassica. A ingestão adequada de água é aconselhada para manter a produção de urina normal.  O ácido oxálico também interfere com a absorção de minerais como o cálcio e magnésio, causando a sua deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *