Matchá

O Matchá é uma planta da família do chá verde. Este elixir milagroso é consumido a mais de um milênio no Extremo Oriente, e agora é considerado um dos mais poderosos super alimentos no mercado.

O pó é feito a partir dos ricos nutrientes das folhas jovens das pontas das plantas Camellia sinensis crescida à sombra. Depois de colhido ele é cozido e moído em pó muito fino. Só depois é armazenado longe da luz e do oxigênio, a fim de preservar a sua cor verde e propriedades antioxidantes.

O primeiro benefício do chá de Matchá é que apenas uma xícara fornece 5 vezes mais antioxidantes que qualquer outro alimento.

O chá de Matchá contém um conjunto específico de compostos orgânicos conhecidos como catequinas. Entre os antioxidantes, catequinas são os mais potentes e benéficos. Uma catequina específica chamada epigalocatequina galato (EGCG) é encontrada no Matchá. Entre todos os antioxidantes, EGCG é o mais amplamente reconhecido por suas propriedades anticancerígenas. Os cientistas descobriram que Matcha contém mais de 100 vezes mais EGCg do que qualquer outro chá no mercado.

Por mais de um milênio, o chá de Matchá é usado por taoístas chineses e japoneses e monges budistas Zen como um meio para relaxar e meditar mantendo-se alerta. Agora nós sabemos que esse estado superior de consciência é devido ao aminoácido L-teanina contido nas folhas usadas para fazer Matchá. L-teanina promove a produção de ondas alfa no cérebro, que induz o relaxamento sem a sonolência inerente causada por outros calmantes.

Outro efeito da L-teanina, é a produção de dopamina e serotonina. Estes dois produtos químicos servem para melhorar o humor, melhorar a memória, e promover uma melhor concentração.

Samurais, os nobres guerreiros da epoca medieval e início do Japão moderno, tomavam chá de Matchá antes de ir para a batalha devido às propriedades energizantes do chá. Enquanto todos os chás verdes naturalmente contém cafeína, o impulso da energia recebido com do Matchá é em grande parte devido à sua combinação única de outros nutrientes. O aumento da resistência após tomar uma xícara de chá de Matchá é de até 6 horas e por causa dos efeitos da L-teanina, as pessoas não sentem os efeitos secundários causados por outros tipos de estimulantes.

Também foi comprovado que tomar chá de Matchá aumenta o metabolismo e ajuda o corpo a queimar gordura quatro vezes mais rápido do que a média. Também ao contrario de outros produtos que ajudam na dieta atualmente no mercado, o Matchá não causa efeitos colateris negativos, como o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial.

Durante as últimas três semanas antes das folhas de Camellia sinensis serem colhidas para se transformar no Matchá, elas sõ cobertas e privadas da luz solar. Isto provoca um grande aumento na produção de clorofila no crescimento destas plantas. O que resulta em um poderoso desintoxicante natural capaz de remover metais pesados e toxinas químicas do corpo.

As catequinas no chá de Matchá têm propriedades antibióticas que promovem a saúde geral. Além disso, apenas uma xícara de chá de Matchá fornece quantidades substanciais de potássio, vitaminas A e C, ferro, proteínas e cálcio.

Alguns estudos em populações diferentes provaram o efeito positivo do Matchá sobre o colesterol. Os que bebem o chá regularmente apresentaram níveis mais baixos de LDL (mau colesterol), enquanto ao mesmo tempo exibiram níveis mais elevados de HDL (bom colesterol).

Felizmente, ao contrário de muitos outros chás que requerem açúcar, leite, ou limão para torná-los palatáveis para o consumidor médio, o Matchá tem um sabor absolutamente maravilhoso. As notas vegetativas nítidas são complementadas pelo gosto do aminoácido L-teanina fazendo do chá de Matchá uma bebida única em todos os sentidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *